quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que são energias renováveis?

 Energias renováveis são todas aquelas em que a sua fonte de produção permite sempre uma maior produção do que aquela que se gasta. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotérmica), gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e enrgia cinética do vento e das ondas).

Tipos de energia renovável

São vários os tipos de energias renovávei existentes, como:

Energia eólica: aqui, é produzida energia através do vento, que faz girar as turbinas produzinfo energia eléctrica.


Energia solar: através da energia solar directa, esta pode ser aproveitada de diversas formas, como aquecimento, produção de enrgia eléctrica, etc.


Energia hidráulica: na energia hidráulica obtém-se energia eléctrica através da força gerada pelos rios.


Energia geotérmica: caracteriza-se por ser a energia térmica proveniente do interior da Terra. Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas são manifestações conhecidas desta fonte de energia.


Biomassa: A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânica produzida e acumulada num ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Divulgação do folheto e cartaz

O folheto e o cartaz foram realizados com o objectivo de dar a conhecer o nosso tema à comunidade escolar e aos visitantes do nosso blogue.